PRIMEIROS
PASSOS
O Metodismo foi fundado no século XVIII
por dois irmãos, John e Charles Wesley, filhos de Samuel Wesley, reitor da
paróquia de Epworth e de Susanna, mãe dedicada e crente fiel a Deus.
John e Charles eram estudantes
em Oxford (Christ Church) e, em 1726, John foi eleito como membro do Lincoln
College. Estes dois irmãos e os amigos encontravam-se frequentemente nos
aposentes de John no Lincoln College para orar e estudar a Bíblia em conjunto.
Foi então que estabeleceram regras e métodos que regulavam as suas vidas.
Visitavam prisões, dirigiam uma escola
para crianças pobres e ajudavam os necessitados. Foram ridicularizados por tal
comportamento e chamavam-lhes ironicamente "Traças da Bíblia",
"Clube Santo" e "Metodistas". Foi neste “Clube Santo” que
os irmãos Wesley conheceram George Whitefield, que se tornou uma parte
importante do movimento metodista.
EXPERIÊNCIA
EM ALTO MAR
Em 1735 John e Charles Wesley partiram no
barco à vela "Simmonds" em direção à América entusiasmados com a
ideia de levar o Evangelho aos índios nativos. Uma experiência durante uma
tempestade no mar mostrou a John a profunda insuficiência da sua fé, deixando-o
preocupado. A grande calma de alguns passageiros durante a tempestade
impressionou-o profundamente. Esses passageiros eram Morávios. Enquanto a água
entrava no barco e a vela principal se rasgava, eles continuavam a cantar
salmos.
John sabia que eles tinham algo que ele
não tinha, uma absoluta confiança em Deus. Estavam preparados para perder as
suas vidas porque sabiam que Deus nunca iria deixá-los.
Mais tarde, quando chegaram a terra, Spangenberg
o pregador Morávio, perguntou a John se ele conhecia Cristo. Esta pergunta viria
a perturbá-lo durante os dois anos seguintes.
EM
DIREÇÃO A ALDERSGATE
De regresso a Inglaterra, John e Charles
Wesley ainda fortemente influenciados pelos Morávios com que se reuniram em
Londres, juntaram-se a uma "Sociedade Religiosa" e, em maio de 1738,
ambos passaram por uma profunda experiência espiritual. John descreveu esse
momento no seu Diário a 24 de maio de 1738:
"À noite, fui a contragosto a uma
sociedade na Rua Aldersgate, onde se lia o prefácio de Lutero à Epístola aos
Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que
Deus opera no coração pela fé em Cristo. Senti o meu coração estranhamente
aquecido, senti que confiava em Cristo, somente em Cristo para a salvação, e me
foi dada a garantia de que Cristo havia perdoado os meus pecados, sim, os meus,
e que estava salvo da lei do pecado e da morte ”.
O
MUNDO É A MINHA PARÓQUIA
O cenário estava agora pronto para a
proclamação da sua nova compreensão do significado do Cristianismo através de
hinos e da pregação, num século que se caracterizou pela autoconfiança e pela
negligência dos valores espirituais.
John e Charles passaram então a pregar
sempre que lhes surgia a oportunidade. No entretanto tiveram muitos púlpitos
fechados ao seu "entusiasmo" e falavam principalmente nas Sociedades
londrinas e nos arredores da cidade.
No início de 1739 George Whitefield
iniciou um grande trabalho em Bristol, pregando ao ar livre para os mineiros de
carvão de Kinswood. Fortalecido pelos resultados da sua pregação entre o povo,
Whitefield convidou John Wesley a ir a Bristol. Wesley hesitava em pregar ao ar
livre, mas a oportunidade de proclamar o Evangelho aos necessitados era
irresistível. Como muitas pessoas da classe trabalhadora se sentiram excluídas
das igrejas, a "pregação de campo" tornou-se uma característica
fundamental do Reavivamento Metodista. A 2 de abril desse ano começou assim em
Bristol o que viria a ser um costume que durou mais de 50 anos.
Em conjunto com os Morávios, John Wesley
ajudou a fundar uma sociedade religiosa em Fetter Lane, Londres. Uma cisão
neste pequeno grupo levou-o a comprar, em 1740, o velho arsenal real perto de
Moorfields. O edifício foi reparado e usado como casa de pregação.
"A Fundição", como ficou conhecida
esta primeira casa de pregação, foi substituída pela Capela de Wesley, em City
Road, inaugurada em 1778. Este edifício, restaurado em 1978, foi descrito por
John Wesley como "bonito mas não perfeito", embora as melhorias
acrescentadas mais tarde pareçam contradizer aquela afirmação. Ao lado da
capela, fica a casa de Wesley que foi a sua moradia durante 12 anos. Foi nesta
casa que veio a falecer em 2 de Março de 1791.
A sede Metodista para o oeste da
Inglaterra era em Bristol. Ali, na Feira de Cavalos, foi construída em 1739 a
primeira casa Metodista de pregação - ainda conhecida hoje em dia por "New
Room" (Novo Lugar). Por cima da capela encontravam-se quartos que eram
destinados a John Wesley e aos pregadores itinerantes. Estes alojamentos eram
constituídos por pequenos quartos à volta de uma sala comum onde podiam
partilhar uma refeição e contar as suas experiências. Uma pequena janela
dava-lhes uma panorâmica sobre a própria capela.
Outra parte do país que se tornou um
bastião do Metodismo, foi a Cornualha. John Wesley pregou várias vezes no
grande anfiteatro natural de Gwennap. Uma vez a multidão foi, por ele,
calculada em cerca de 10.000 pessoas! Nem todas os habitantes da Cornualha eram
recetivos; houve multidões violentas, particularmente em St. Ives, onde, em
1772 uma casa de pregação foi completamente destruída. Havia também, como em
toda a parte, hostilidade por parte da aristocracia rural.
Em 1789 John Wesley visitou a Cornualha
pela última vez. Diz-se que em Gwennap a multidão atingiu as 25.000 pessoas e
Wesley sabia que não podia fazer-se ouvir por todos.
TEOLOGIA
WESLEYANA
John Wesley era um pregador por poucos
igualado quanto ao efeito sobre o povo – os seus sermões atraíam os corações e
mentes das pessoas e eram sentidos como mensagens profundamente pessoais por
aqueles que o ouviam.
As suas palavras chegaram a muitos que se
sentiam alienados da Igreja por causa da sua ênfase no perdão e no amor dados
livremente por Deus.
Pregou e defendeu que todos podem ser
salvos. Ninguém está fora do alcance do amor de Deus.
SOCIEDADES
E CLASSES
John Wesley nunca pretendeu fundar uma Igreja
separada. As suas casas eram lugar de pregação. As celebrações e os encontros
Metodistas tinham lugar a diferentes horas dos serviços realizados pela Igreja
de Inglaterra. O povo Metodista era encorajado a frequentar a igreja paroquial
local e as reuniões metodistas. Ele não queria que o Metodismo se tornasse um
movimento de "rutura".
Chamavam sociedades aos grupos locais - uma
palavra que serviu para descrever os membros de uma igreja Metodista até 1974.
As grandes Sociedades eram divididas em
grupos ou classes com um líder, que se encontrava regularmente com eles e lhes
dava assistência pastoral. Em 1744 realizou-se a primeira Conferência Metodista
a qual se tem realizado anualmente desde então. Em 1746 as Sociedades foram agrupadas
em Circuitos (também denominados Círculos). Só depois da morte de Wesley, os
Circuitos foram agrupados geograficamente em Distritos, tendo cada um, um
Presidente.